Migrações Africanas e Carreiras Desportivas
Encontro | 24 maio

[Informa-se que o presente evento foi adiado para 24 de maio devido à greve relativa à precariedade na ciência agendada para dia 16 de maio]

 

Integrado nos Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias, o evento "Migrações Africanas e Carreiras Desportivas" decorre na tarde de 24 maio, às 14h30 (GMT+1) em formato presencial. A entrada é livre.

 

Local

Iscte - Instituto Universitário de Lisboa

Auditório Caiano Pereira

 

 

 

 


  

Benoit Gaudin

Comunicação “Invalidade da questão da altitude e contribuição das ciências sociais na explicação das competências dos corredores da África Oriental” 

 

RESUMO

A dominância desportiva dos atletas da África Oriental em corridas de longa distância é icónica: muito poucas outras dominâncias desportivas são descritas como tão absolutas e muito poucas outras dominâncias desportivas são descritas como tão baseadas num facto da natureza. Na apresentação; argumentarei que este "argumento da altitude" está errado ao expor uma tripla refutação. A primeira é científica e baseia-se em resultados de investigação em hematologia. A segunda é lógica e consiste em destacar inconsistências e desmantelar um silogismo. A terceira refutação é empírica e baseia-se em resultados desportivos históricos documentados e em observações relativas a métodos de treino desportivo. Cada uma das três refutações por si só é suficiente para invalidar o argumento da altitude. No entanto, ele persiste. Na discussão examinaremos as razões para esta persistência e proporemos uma explicação alternativa. 

 

 

Benoit Gaudin tem uma Licenciatura (1989) e um Mestrado (1996) em Sociologia pela AixMarseille U., um Mestrado em Tradução (Português-Francês-Inglês) pela U. Pau et Pays del'Adour (1993), um Doutoramento em Sociologia-Antropologia pela Aix-Marseille U. (2000) euma Agregação (Habilitation à DirigerdesRecherches) em Sociologia pela U. Lille (2022). Éprofessor associado em ciências sociais na Université de Versailles Saint Quentin desde 2002. Asua investigação centra-se nacomercialização das celebrações carnavalescas no Brasil, nacapoeira em França, nas artes marciais e nos corredores da África Oriental. Foi coordenador doProjecto IRD "East-AfricanAthleticsunderthe Social SciencesPerspective" e posto naUniversidade de Adis Abeba, Dept. de Ciências do Desporto entre 2014 e 2017. É autor e coautor de dois livros e de vários capítulos de livros sobre corredores da África Oriental, Capoeirae artes marciais. Organizou três conferências internacionais. Serviu a rede diplomática francesacomo adido, em Hong Kong (2008-2012) e em Lisboa, Portugal (2021-2023).  

 


 

Carlos Nolasco 

Comunicação “Dinâmicas migratórias de jogadores no futebol português” 

 

RESUMO

Nos últimos anos as migrações de atletas intensificaram-se à escala global e complexificaram-se com a diversificação de origens e destinos migratórios. Em todas as modalidades, em todas as competições, em todos os espaços, os atletas circulam entre países, representando outros clubes que não os da sua nacionalidade. Sendo o futebol a mais mediática das modalidades desportivas, que se metamorfoseou em algo mais do que um jogo, tornou-se essencial a aquisição de jogadores capazes de maximizar resultados desportivos e financeiros. Quando esses jogadores não existem no espaço nacional são intensamente procurados no estrangeiro. Por isso assiste-se à composição de equipas heterogéneas, com diversidade de proveniências, identidades, oralidades e etnicidades dos jogadores, acontecendo que em muitas circunstâncias os atletas nacionais são minoritários na constituição dos plantéis das equipas. Em Portugal as migrações de futebolistas, não sendo um fenómeno recente, adquiriram enorme visibilidade pelos jogadores estrangeiros a representar clubes portugueses, bem como pelos jogadores portugueses a representar clubes estrangeiros. Nesta apresentação pretende-se refletir sobre a condição migrante dos jogadores e a especificidade das dinâmicas migratórias da atividade futebolística, procurando caracterizar os fluxos migratórios suscitados pelo futebol português.

 

 

Carlos Nolasco é Sociólogodoutorado em Sociologia da Produção, do Trabalho e da Empresa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a tese "Fintar Fronteiras. Migrações Internacionais no Futebol Português" (2013), e Mestre em Sociologia, com área de especialização em Sociologia do Desenvolvimento e Transformação Social (1999), também pela FEUC. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integra a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, e desenvolve atividade no Observatório Permanente da Justiça. É membro da equipa portuguesa da rede FRANET da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA). Foi docente de diversas instituições de ensino superior nacionais, lecionado na área das Ciências Sociais, ocupando cargos de direção e posições em órgãos científicos e pedagógicos. Enquanto investigador, participou em diversos projetos de investigação nas áreas dos Direitos Fundamentais, sociologia das profissões, cooperação internacional, migrações, migrações de trabalho desportivo, sociologia do desporto, narrativas biográficas, acesso ao direito. Tem como áreas de interesse a Sociologia das Migrações, Migrações de Trabalho Desportivo, Sociologia do Desporto e Sociologia do Direito.  

 


 

Nuno Oliveira

Comunicação “'Antes de voltar pretendo atingir os meus objectivos': redes, estratégias e a luta pelo sucesso de futebolistas migrantes africanos na Europa." 

 

RESUMO

A apresentação aborda a questão das mobilidades migratórias no futebol, debruçando-se especificamente sobre a migração de futebolistas africanos para Portugal. Ao longo da sua história, o futebol português, embora com diferentes intensidades e dinâmicas, tem sido marcado por vários fluxos migratórios. Numa abordagem relacional, abordamos a mobilidade dos futebolistas africanos, em particular dos jogadores anónimos, sem vínculo contratual, que chegam a Portugal, enquadrando o tema nas migrações pós-coloniais. Com base numa investigação qualitativa recolhida no âmbito de um projecto europeu sobre a integração de jogadores africanos na Europa, este artigo levanta a questão das redes de poder que se estabelecem no país de origem e no país de acolhimento; as estruturas de recrutamento destes jogadores; as motivações para migrar; a importância da família e, finalmente, as formas de lidar com projectos falhados devido à impossibilidade de ter sucesso no mundo altamente competitivo do futebol. Defende-se que as migrações laborais desportivas não são apenas desportivas. Contra o modelo dos profissionais do desporto de elite, o artigo destaca circuitos alternativos e irregulares, que se situam fora dos canais oficiais, mas que não são menos estruturantes da vida destes aspirantes a futebolistas. 

 

Nuno Oliveira is a senior researcher at the Center for Research and Studies in Sociology, CIES (ISCTE-IUL) and an invited teacher of Sociological Theories in the School of Sociology and Public Policiesat ISCTE-IUL, where he develops work on the local dynamics of integration of immigrants and urban policies, the meaning of intercultural models, and the political and theoretical transition from multiculturalism to interculturalism. He has published in various international and national journals, such as Territory, Politics, Governance, Policy and Politics, Journal of Intercultural Communication, New Diversities and SociologiaProblemas e Práticas. Hismostrecentbookis Diversidade(s). Paradigmas, Modelos e Governança (2020). 

 


 

Rahul Kumar

Moderador 

 

Rahul Kumar é professor auxiliar convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa.  Licenciou-se em sociologia na FCSH - UNL e em 2014 obteve o doutoramento, também em sociologia, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com uma tese intitulada:A pureza perdida do desporto: futebol no Estado Novo. Tem publicado sobre temas relacionados com a história do desporto, da imprensa, sociologia das migrações e discriminação, trabalho e precariedade.