Resumo CV
Sandra
Mateus
é
socióloga,
doutorada
em
Sociologia
pelo
Iscte
-
Instituto
Universitário
de
Lisboa
(2014).
Investigadora
integrada
no
CIES-Iscte
e
professora
auxiliar
convidada
no
Iscte.
Atualmente
coordena
o
projeto
europeu
RaCIP
(AMIF),
centrado
no
reforço
das
capacidades
das
organizações
que
operam
esquemas
de
Patrocínio
Privado
(PS)
de
apoio
à
integração
de
refugiados
(2020-2023),
e
inicia
um
programa
de
investigação
sobre
as
formas
como
as
identidades
e
as
pertenças
dos
jovens
de
origem
mista
são
criadas
em
contextos
familiares
transnacionais.
Tem
investigado
e
ensinado
nas
áreas
da
educação,
migrações,
desigualdades
sociais
e
juventude,
com
particular
enfoque
nos
filhos
dos
imigrantes.
Autora
e
coautora
de
várias
publicações,
comunicações
e
conferências.
A
sua
experiência
docente
inclui
unidades
curriculares
sobre
"Sociedade
Educativa"
e
"Descendentes
de
Imigrantes
e
Educação"
no
Mestrado
em
Educação
e
Sociedade
do
Iscte,
e
outras
unidades
como
"Sociologia
da
Educação",
"Políticas
Educativas",
"Integração
em
Processos
Migratórios",
e
"Mediação
Multicultural
em
Contextos
...
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Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2000
Pós-graduação em Educação e Sociedade, ISCTE-IUL, em 2003
Doutoramento em Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2014
Áreas de Investigação
Sociologia da Educação, Desigualdades sociais e escolares, Migrações e etnicidade, Migrações forçadas, Identidades transnacionais, Famílias transnacionais, Juventude
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Mateus, S. (2019). Advantage in diversity: 9th grade pupils of mixed origin in Portugal. Portuguese Journal of Social Science. 18 (1), 57-72
Mateus, S. (2019). Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar. Mediações: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 7 (2), 123-135
Morentin-Encina, J., Ballesteros Velázquez, B. & Mateus, S. (2019). ¿Igualdad de oportunidades? Más que el mero acceso: trayectorias y narrativas de jóvenes en fracaso y abandono educativo en España y Portugal. Fuentes. 21 (2), 143-159
Mateus, S., Amaral, P. & Murteira, S. (2018). In the end, who are the experts? At risk young people in qualitative education research. Etnografia e Ricerca Qualitativa. 2, 297-318
Capítulo de livro
Seabra, T. & Mateus, S. (2020). Migrant children in the Portuguese schools: the case of Brazilian pupils. In Children’s Lives in Southern Europe: Contemporary Challenges and Risks. (pp. 196-212). Cheltenham, Gloucestershire: Edward Elgar Publishing Ltd.
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Comunicações
Comunicação em evento científico
Mateus, S. (2020). “Projeto Below 10 – Combater o insucesso escolar a partir de uma mesa “larga. Ciclo de Seminários Temáticos do Seminário Interdisciplinar em Educação Social, organização do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, Escola Superior de Educação de Santarém.
Mateus, S. (2020). Discriminação e justiça social na educação: narrativas de diversidade em ambiente escolar. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Mateus, S. & Seabra, T. (2020). Tackling Early School Leaving (ESL): Lessons from Below 10 project. GRIT - Growth Mindset Project Meeting .
Santos, P. & Mateus, S. (2019). "Suspended lives": Institutional challenges towards refugees' self-determination”. VIII International Conference of Sociology and Social Work “The Challenges of Democracy: Making Society in Times of Individualization”.
Mateus, S. & Santos, P. (2019). “Where will you be after one year and a half as a refugee?” – Refugees experiences and aspirations of social integration in Lisbon”. The Universe(s) of Refugees: Rethinking Forced Migration .