Resumo CV
Doutor
em
Políticas
Públicas
e
Mestre
em
Educação.
Professor
coordenador
de
nomeação
definitiva
do
Instituto
Politécnico
de
Castelo
Branco,
ao
qual
presidiu
de
1996
a
2005.
Na
Escola
Superior
de
Educação
do
mesmo
Instituto
exerceu
ao
longo
de
vários
anos
funções
de
direção
e
de
coordenação
científica
e
pedagógica.
Exerce
também
funções
docentes
no
ISCTE-IUL
desde
2012,
onde
integra
como
investigador
o
Centro
de
Investigação
e
Estudos
de
Sociologia
(CIES),
tendo
ainda
leccionado
na
Universidade
Católica
Portuguesa
durante
alguns
anos.
Foi
membro
permanente
do
Conselho
Cientifico-Pedagógico
da
Formação
Contínua
de
Professores
de
1996
a
2003.
Foi
Secretário
de
Estado
da
Educação
de
2005
a
2009
e
Secretário
de
Estado
do
Emprego
e
Formação
Profissional
de
2009
a
2011,
respetivamente
dos
XVII
e
XVIII
Governos
Constitucionais.
Qualificações Académicas
Licenciatura em Biologia - Ramo Educacional, Universidade Lisboa, em 1979
Mestrado em Education, Boston University, em 1985
Doutoramento em Políticas públicas, ISCTE-IUL, em 2014
Grupos de Investigação
Política e Cidadania
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Lemos, V. & Serrão, A. (2015). O impacto do PISA em Portugal através dos media. Sociologia, Problemas e Práticas. 78, 87-104
Capítulo de livro
Lemos, V. (2017). Os desafios do alargamento da escolaridade obrigatória. In Conselho Nacional de Educação (Ed.), Lei de bases do sistema educativo: balanço e perspetivas. (pp. 403-412).: Conselho Nacional de Educação.
Lemos, V. (2015). Ser ou não ser: o ensino politécnico. In 40 anos de políticas de ciência e ensino superior em Portugal, . (pp. 607-622). Coimbra: Almedina.
Lemos, V. (2014). Formação inicial de professores. In Maria de Lurdes Rodrigues (Ed.), 40 anos de políticas de educação em Portugal, Vol. II – Conhecimento, atores e recursos. (pp. 287-310). Coimbra: Almedina.
Livro
Lemos, V. (2014). A influência da OCDE nas políticas públicas de educação em Portugal. Coimbra. Almedina.
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