Resumo CV
Teresa
Seabra
(teresa.seabra@iscte-iul.pt)
é
licenciada
em
Pedagogia
(1980)
e
em
Sociologia
(1989),
mestre
em
Sociologia (1995)
e
doutorada
em
Sociologia
(2008).
Professora
Auxiliar
do
Departamento
de
Sociologia
do
ISCTE-IUL.
Diretora
do
curso
de
Mestrado
em
Educação
e
Sociedade.
Investigadora
integrada
do
CIES-IUL,
desde
1993.
Principais
domínios
de
investigação:
desigualdades
sociais
na
educação;
descendentes
de
imigrantes
na
escola;
educação
familiar;
o
efeito-escola
nos
resultados
escolares.
Autora
e
co-autora
de
diversos
artigos
em
revistas
científicas,
capítulos
de
livros
e
livros.
De
entre
as
publicações,
destaca-se
o
livro
Adaptação
e
Adversidade:
o
desempenho
escolar
dos
alunos
de
origem
indiana
e
cabo-verdiana
no
ensino
básico,
publicado
em
2010
pelo
Instituo
de
Ciências
Sociais
(ICS-UL).
Membro
do
Conselho
Consultivo
do
Jornal
de
Sociologia
da
Educação
da
Associação
Portuguesa
de
Sociologia
(APS).
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 1989
Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 1995
Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 2008
Áreas de Investigação
sociologia da educação; desigualdades sociais em educação; educação e etnicidade; sucesso escolar; efeito-escola
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Seabra, T., Carvalho, H. & Ávila, P. (2019). The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school. Portuguese Journal of Social Science. 18 (1), 9-26
Seabra, T. (2017). Relação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia da Educação. 19 (1), 163-180
Capítulo de livro
Seabra, T. & Mateus, S. (2020). Migrant children in the Portuguese schools: the case of Brazilian pupils. In Children’s Lives in Southern Europe: Contemporary Challenges and Risks. (pp. 196-212). Cheltenham, Gloucestershire: Edward Elgar Publishing Ltd.
Seabra, T., Mateus, S., Matias, A.R. & Roldão, C. (2018). Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração . In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. (pp. 301-314). Lisboa: Mundos Sociais.
Livro
Setton, Maria da Graça, Lima Torres, Leonor, Evangelista Gomes, Elias, Seabra, T., Jardim, Fabiana, Dionísio, Bruno...Corrochano. Maria Carla (2017). Mérito, desigualdades e diferenças : cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. Alfenas. Universidade Federal de Alfenas.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Mateus, S. & Seabra, T. (2020). Tackling Early School Leaving (ESL): Lessons from Below 10 project. GRIT - Growth Mindset Project Meeting .
Mateus, S., Seabra, T. & Clemente, M. (2020). RaCIP. WP2 - Preparation for the actions. 1st RaCIP Partners’ Meeting.
Gaspar, S., Seabra, T. & Carvalho, H. (2019). Desempenho escolar de estudantes chineses em Portugal. A presença da China em Portugal no século XXI: principais tendências e desafios.
Seabra, T. (2019). Educação e Imigração. Workshop da Secção Temática Migrações, Etniciade e Racismo - Imigrações em Portugal: experiências e lições práticas.
Seabra, T. (2019). Criação de um mestrado em Ensino da Sociologia?. Encontro Nacional A Sociologia e o Ensino Básico e Secundário .