Resumo CV
Sandra
Mateus
é
socióloga,
doutorada
em
Sociologia
pelo
Iscte
-
Instituto
Universitário
de
Lisboa
(2014).
Investigadora
integrada
no
CIES-Iscte
e
professora
auxiliar
convidada
no
Iscte.
Atualmente
coordena
o
projeto
europeu
RaCIP
(AMIF),
centrado
no
reforço
das
capacidades
das
organizações
que
operam
esquemas
de
Patrocínio
Privado
(PS)
de
apoio
à
integração
de
refugiados
(2020-2023),
e
inicia
um
programa
de
investigação
sobre
as
formas
como
as
identidades
e
as
pertenças
dos
jovens
de
origem
mista
são
criadas
em
contextos
familiares
transnacionais.
Tem
investigado
e
ensinado
nas
áreas
da
educação,
migrações,
desigualdades
sociais
e
juventude,
com
particular
enfoque
nos
filhos
dos
imigrantes.
Autora
e
coautora
de
várias
publicações,
comunicações
e
conferências.
A
sua
experiência
docente
inclui
unidades
curriculares
sobre
"Sociedade
Educativa"
e
"Descendentes
de
Imigrantes
e
Educação"
no
Mestrado
em
Educação
e
Sociedade
do
Iscte,
e
outras
unidades
como
"Sociologia
da
Educação",
"Políticas
Educativas",
"Integração
em
Processos
Migratórios",
e
"Mediação
Multicultural
em
Contextos
...
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Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2000
Pós-graduação em Educação e Sociedade, ISCTE-IUL, em 2003
Doutoramento em Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2014
Áreas de Investigação
Sociologia da Educação, Desigualdades sociais e escolares, Migrações e etnicidade, Migrações forçadas, Identidades transnacionais, Famílias transnacionais, Juventude
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Mateus, S. (2019). Advantage in diversity: 9th grade pupils of mixed origin in Portugal. Portuguese Journal of Social Science. 18 (1), 57-72
Mateus, S. (2019). Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar. Mediações: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 7 (2), 123-135
Capítulo de livro
Mateus, S. & Santos, P. (2021). Linguistic Borders and Bureaucratic Mazes: The Refugees’ Integration Experiences in Lisbon. In Richard Pine & Vera Konidari (Ed.), Borders and Borderlands: explorations in identity, exile, translation and transition. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing .
Seabra, T. & Mateus, S. (2020). Migrant children in the Portuguese schools: the case of Brazilian pupils. In Children’s Lives in Southern Europe: Contemporary Challenges and Risks. (pp. 196-212). Cheltenham, Gloucestershire: Edward Elgar Publishing Ltd.
Mateus, S. (2020). Educação. In Ricardo Paes Mamede e Pedro Adão e Silva (Ed.), O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2020. Valorizar as Políticas Públicas. (pp. 17-24). Lisboa: IPPS_iscte.
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Comunicações
Comunicação em evento científico
Mateus, S. (2021). Vantagem na diversidade: interrogações a partir da experiência escolar de jovens descendentes de imigrantes com progenitores portugueses e estrangeiros. Ciclo de seminários Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas.
Mateus, S. & Seabra, T. (2020). Tackling Early School Leaving (ESL): Lessons from Below 10 project. GRIT - Growth Mindset Project Meeting .
Mateus, S. (2020). Discriminação e justiça social na educação: narrativas de diversidade em ambiente escolar. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Mateus, S. (2020). Conhecer o tráfico ilícito, colaborar numa perspetiva transnacional e multidisciplinar: pontes e potencialidades. Seminário Online "O Papel das Universidades de Língua Portuguesa na Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas e Tráfico Ilícito de Migrantes.
Mateus, S., Seabra, T. & Clemente, M. (2020). RaCIP. WP2 - Preparation for the actions. 1st RaCIP Partners’ Meeting.