Pedro Abrantes
Departamento de Sociologia
pedro.abrantes@iscte-iul.pt
217903997
722011
|
Resumo CV
Pedro
Abrantes
é
professor
auxiliar
do
Departamento
de
Ciências
Sociais
e
Gestão
da
Universidade
Aberta
e
professor
convidado
do
Mestrado
em
Educação
e
Sociedade,
do
Instituto
Universitário
de
Lisboa
(ISCTE-IUL),
instituição
onde
se
licenciou
e
doutorou
em
Sociologia.
Especializou-se
nas
áreas
da
educação,
desigualdades
sociais
e
percursos
de
vida.
Durante
os
últimos
quinze
anos,
tem
participado
em
diversos
projetos
e
atividades
do
Centro
de
Investigação
e
Estudos
de
Sociologia
(CIES-IUL),
tendo
sido
vogal
da
direção
entre
2006
e
2012.
Leccionoutambém
nos
Institutos
Politécnicos
de
Santarém
e
Leiria,
na
Universidade
de
Lisboa
e
na
Universidad
Iberoamericana
(México).
Foi
consultor
em
programas
do
Ministério
da
Educação
e
da
Fundação
Aga
Khan,
assim
como
investigador
visitante
da
Universidad
Complutense
de
Madrid
(Espanha)
e
do
Centro
de
Investigación
en
Estudios
Superiores
en
Antropología
Social
(México).É
membro
da
Sociedade
Portuguesa
de
Ciências
da
Educação
e
da
Associação
Portuguesa
de
Sociologia,
tendo
nesta
última
coordenado
a
... [ver mais]
Áreas de Investigação
educação, desigualdades sociais, percursos de vida, socialização
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Schippling, A., Abrantes, P. & Lopes, J. T. (2020). Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 94, 119-137
Henriques, S., Neves, C., Silva, A. P., Abrantes, P., Backstrom, B., Falé, I....Ramos, M. R. (2020). Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados. Fórum Sociológico. 37, 49-62
Abrantes, P. & Roldão, C. (2019). The (mis)education of African descendants in Portugal: towards vocational traps?. Portuguese Journal of Social Science. 18 (1), 27-55
Capítulo de livro
Lopes, J.M.T., Abrantes, P., Ferro, L., Ramos, M., Melo, B.P., Ferreira, A:...Aníbal, A. (2020). Sociology in Portugal: local, national, and international dialogues. In Sari Hanafi, Chin-Chun Yi (Ed.), Sociologies in Dialogue. London: Sage.
Luísa Veloso, Ferro, L., Abrantes, P. & Lopes, J.M.T. (2019). Arts Education in Portugal: National Curricula and Emancipatory Projects. In Arts and Cultural Education in a World of Diversity. ENO Yearbook 1. (pp. 141-154). NY: Springer.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Abrantes, P. (2018). Processos de socialização e ciclos de vida: Construir os sentidos de futuro no espaço escolar. VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal.
Abrantes, P. (2018). Políticas e práticas linguísticas em Portugal: Que escolhas, resistências e imposições. Seminário Diversidade Linguística e Educação Bi e Plurilingue: em torno de quatro projetos pioneiros em Portugal.
Abrantes, P. (2018). Mesa-redonda sobre Trajetórias Profissionais. Encontro da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta.
Abrantes, P., Magano, O., Ramos, M. R. , Backstrom, B., Henriques, S., Marc Jacquinet...Silva, A. P. (2018). Diplomados da Universidade Aberta: análise comparativa de trajetórias de mobilidade social. X CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA Covilhã.
Magano, O., Abrantes, P., Ramos, M. R. , Backstrom, B. , Cláudia Neves, Henriques, S....Silva, A. P. (2018). O contributo do ensino a distância online para a mobilidade académica e social: o caso dos diplomados da Universidade Aberta. XIV congresso da SPCE 2018. Coimbra, FPCEUP, 11,12 e 13 de outubro 2018.
|