Sónia Pintassilgo
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
sonia.cardoso@iscte-iul.pt
D3.35
217650427
220475
225
|
Resumo CV
Sónia
Pintassilgo
é
socióloga
e
demógrafa.
É
professora
auxiliar
no
Iscte,
onde
leciona
e
coordena
Unidades
Curriculares
de
Sociologia
e
Demografia
em
diferentes
cursos.
É
investigadora
no
Centro
de
Investigação
e
Estudos
de
Sociologia
(CIES-IUL),
na
linha
de
investigação
Família,
Gerações
e
Saúde.
Co-coordena
o
Laboratório
de
Estudos
Sociais
sobre
o
Nascimento
-
nascer.pt.
Os
principais
interesses
de
investigação
centram-se
nas
áreas
da
Demografia,
Sociologia
da
População
e
Sociologia
do
Nascimento
e
da
Maternidade.
Qualificações Académicas
Mestrado em Demografia e Sociologia da População, ISCTE-IUL , em 2004 Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2014
Áreas de Investigação
Demografia, Sociologia da População, Sociologia do nascimento e da maternidade
Grupos de Investigação
Família, Gerações e Saúde
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Alarcão, V., Stefanovska-Petkovska, M., Virgolino, A., Santos, O., Ribeiro, S., Costa, A....Machado, F. L. (2019). Fertility, migration and acculturation (FEMINA): a research protocol for studying intersectional sexual and reproductive health inequalities. Reproductive health. 16 (1)
Capítulo de livro
Pintassilgo, S. (2019). Nascer.pt – Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento. In Nascimento e Outros Debates: Género, parentalidade e criação. (pp. 73-77). Lisboa: CIES.
Neves, D. M., Santos, M. & Pintassilgo, S. (2019). Introdução. In Neves, D. M, Santos, M., Pintassilgo, S. (Ed.), Nascimento e outros debates: Género, Parentalidade e Criação. (pp. 1-4). Lisboa: CIES-IUL.
Livro
Bandeira, M. & Pintassilgo, S. (2018). Introdução à demografia: trabalhos práticos. Lisboa. Escolar Editora.
Neves, D. M., Santos, M. & Pintassilgo, S. (2019). Nascimento e Outros Debates: Género, parentalidade e criação. CIES-IUL.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Cândido & Pintassilgo, S. (2019). Sociologia nas Escolas Secundárias: Reflexões a partir do caso do ISCTE-IUL. Encontro Nacional A Sociologia nos Ensinos Básico e Secundário.
Monteiro, J., Pintassilgo, S., Paio, A., Carvalhosa, S., Pedro, N. & Sebastião, P. (2019). Ambientes de Aprendizagem Ativos e Colaborativos no Ensino Superior: construção participativa no caso do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. CNaPPES 2019.
Pintassilgo, S., Figueira,M, Paio, A. & Sousa, J. (2019). Pedagogia e Trabalho Colaborativo: Uma experiência de Articulação Curricular entre o Ensino Superior e o 1º ciclo do Ensino Básico. CNaPPES2019.
Alarcão, V., Virgolino, A., Stefanovska-Petkovska, M., Santos, O., Ribeiro, S., Costa, AS....Machado, FL (2019). Intersectional approach to the sexual and reproductive experiences and expectations of Cape Verdean and Portuguese families. XVI European Congress of Psychology (ECP2019).
Cândido, A. & Pintassilgo, S. (2019). Sociologia nas Escolas Secundárias: Reflexões a partir do caso do ISCTE-IUL. Encontro Nacional A Sociologia nos Ensinos Básico e Secundário.
|