Resumo CV
Licenciada
em
Sociologia
(especialidades:
Trabalho;
Exclusão
Social)
pela
Universidade
Autónoma
de
Lisboa,
Mestre
em
Sociologia
do
Conhecimento,
Educação
e
Sociedade
da
Faculdade
de
Ciências
Sociais
e
Humanas
da
U.
Nova
de
Lisboa,
e
Doutorara
em
Sociologia
pelo
ISCTE
(Instituto
Universitário
de
Lisboa).
Integrou
dois
projetos
de
solidariadade
social/investigação-ação
na
área
da
educação
entre
2001
e
2008,
ano
em
que
iniciou
a
função
de
investigadora
no
atual
CICS.NOVA
(Centro
Interdisciplinar
de
Ciências
Sociais
da
NOVA)
participando
em
vários
projetos
de
investigação
também
na
área
da
educação;
é
atualmente
membro
integrado
do
CICS.NOVA.
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, em 1999
Pós-graduação em Políticas de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos, Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, em 2001
Mestrado em Sociologia, Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em 2012
Doutoramento em Sociologia, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em 2015
Áreas de Investigação
educação, metodologia qualitativa, monitorização de processos organizacionais e pedagógicos escolares
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Gonçalves, E. & Capucha, L. (2020). Student-centered and ICT-enabled learning models in veterinarian programs: what changed with COVID-19?. Education Sciences. 10 (11)
Capítulo de livro
Gonçalves, E. (2019). Family involvement and participation in schools in Portugal: the difficulty of sharing responsibilities. In Parental Involvement Across European Education Systems: Critical Perspectives. (pp. 90-103). Nova Yorque: Routledge.
Gonçalves, E. (2014). Evolução da participação dos pais no sistema educativo: um olhar a partir da produção legislativa. In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Conhecimento, Atores e Recursos. (pp. 445-466). Coimbra: Edições Almedina, S.A.
Livro
Gonçalves, E. (2012). Alunos, Escolas e Famílias: a quem pertencem os resultados escolares?.
Gonçalves, E. (2016). Networks, Communities and Partnerships in Education: actors, goals and results. Proceedings of the First International Conference of the ESCXEL Project.
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Comunicações