Ana Rita Capucha
Ana_Rita_Capucha@iscte-iul.pt
210464018
236
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Resumo CV
Licenciada
em
Sociologia
pelo
ISCTE-IUL
(2007)
e
Mestre
em
Sociologia
da
Educação
(2011),
pela
mesma
instituição.Tem
ainda
uma
pós-graduação
em
Análise
de
Dados
em
Ciências
Sociais,
também
conferida
pelo
ISCTE-IUL
(2018).
Desde
2013
que
é
Assistente
de
Investigação
no
CIES-IUL,
tendo
participado em
vários
projetos
de
investigação
e
iniciativas
científicas,
sobretudo
nas
áreas
da
sociologia
de
educação
e
das
políticas
públicas
educativas.
É
doutoranda
em
Sociologia
(ISCTE-IUL)
desde
2018,
sendo,
desde
fevereiro
de
2019,
Bolseira
de
Doutoramento
(FCT), com
o
tema
de
projeto
subordinado
à
autonomia
das
escolas
e
relação
com
processos
de
promoção
de
equidade
educativa,
em
perspetiva
comparada.
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em 2007 Mestrado em Sociologia, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em 2011 Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais, ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa, em 2018
Áreas de Investigação
Área da sociologia da educação e das políticas públicas; desigualdade social e educativa; avaliação de projetos, políticas e processos socioeducativos
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Sebastião, J., Capucha, L., Martins, S. C. & Capucha, A. (2020). Sociologia da educação e construção de políticas educativas da teoria à prática. Revista de Sociología de la Educación - RASE. 13 (1), 7-19
Sebastião, J., Martins, S. C., Capucha, A. & Capucha, L. (2020). School autonomy and decentralisation in Portugal: a reluctant and contradictory path. Autonomie Locali e Servizi Sociali. 43 (2), 343-359
Capucha, L., Sebastião, J., Martins, S. C. & Capucha, A. R. (2016). Crisis and education in Southern Europe: the effects of austerity and ideology. Comparative Sociology. 15 (5), 593-620
Capítulo de livro
Martins, SC, Carvalho, H., Capucha, Luís & Capucha, A. (2019). 4. Autonomy, leardship and resources in European schools. What are the effects on performance and equity?. In School Autonomy, Organization and Performance in Europe. (pp. 58-73).: CIES-ISCTE.
Capucha, Luís, Sebastião, João, Capucha, A. & Matias, A.R. (2019). Portugal. Educational Policies and Autonomy in Portuguese Schools. In School Autonomy, Organization and Performance in Europe. (pp. 123-132). Lisboa: CIES-ISCTE.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Sebastião, João, Capucha, Luís, Capucha, A. & Martins, SC (2019). Sociologia da Educação e a construção de políticas educativas: da teoria à prática. Congreso Español de Sociología .
Carvalho, H., Tavares, I., Capucha, Luís, Roldão, C., Capucha, A., Martins, SC...Sebastião, João (2018). A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia.
Capucha, Luís, Carvalho, H., Martins, SC, Roldão, C., Sebastião, João, Capucha, A....Tavares, I. (2018). Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia.
Capucha, Luís, Carvalho, H., Martins, SC, Roldão, C., Capucha, A. & Tavares, I. (2017). Dimensão das Turmas e resultados escolares: os números não contam?. II Conferência Ibérica de Sociologia de la Educación.
Sebastião, João, Capucha, Luís, Martins, SC & Capucha, A. (2016). Educational Policies in Southern Europe: The impacts of the financial crisis in a comparative perspective. XII Congreso Español de Sociología: Grandes Transformaciones Sociales, Nuevos Desafíos Para La Sociología.
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