Resumo CV
Ricardo
Bento,
é
doutorando
no
Programa
de
Doutoramento
em
Estudos
Urbanos,
sob
a
orientação
de
Graça
Índias
Cordeiro
(CIES-IUL
|
ISCTE-IUL),
mestre
em
Sociologia
pelo
Instituto
Universitário
de
Lisboa
(ISCTE-IUL)
e
licenciado
em
Filosofia
pela
Universidade
Nova
de
Lisboa
(FCSH-UNL).
Assistente
de
pesquisa
no
CIES-IUL
e
bolseiro
de
doutoramento
FCT
–
Fundação
para
a
Ciência
e
a
Tecnologia,
instituições
através
das
quais
elabora
a
tese
com
o
título;
Ritmos
da
Cidade:
as
redes
de
uma
orquestra
no
espaço
metropolitano
de
Lisboa.
Publicou
os
artigos;
Bento,
Ricardo;
Graça
Cordeiro
e
Lígia
Ferro
(2016).
“Carreiras
e
circuitos
de
músicos
brasileiros:
uma
exploração
etnográfica
no
Bairro
Alto,
Lisboa”,
in
Revista
Sociologia
e
“Orquestra
da
Boba:
lugar
de
sonoridades
plurais”,
in
Revista
Sociologia
Problemas
e
Práticas,
em
2014.
Qualificações Académicas
Licenciatura em Filosofia, Universidade Nova de Lisboa, em 2009
Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2012
Pós-graduação em Curso de Doutoramento em Estudos Urbanos, ISCTE-IUL/ Universidade Nova de Lisboa, em 2013
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Bento, R., Cordeiro, G. I. & Ferro, L. (2016). Carreiras e circuitos de musicos brasileiros: uma exploração etnográfica no Bairro Alto, Lisboa. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 32, 11-31
Artigo no prelo (in press)
Bento, Ricardo (2020). 'O contrabaixo é a minha voz sensível': trajetórias juvenis e musicalidades coletivas em Lisboa. Revista TOMO.
Capítulo de livro
Bento, R. (2018). Permeabilidades e fronteiras de práticas musicais de encontro: percursos no “lado de fora” de uma orquestra juvenil na periferia de Lisboa. In Renata de Sá Gonçalves, Lígia Ferro (Ed.), Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad Editora.
Bento, Ricardo, Graça Índias Cordeiro & Ferro, L. (2016). "É assim que a Musica me Constrói". Sonoridades Brasileiras e Interações Criativas no Bairro Alto. In O Trabalho da Arte e a Arte do Trabalho. Circuitos Criativos de Imigrantes em Portugal. (pp. 1-166). Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
Livro
Ferro, L., Raposo, O., Cordeiro, G. I., Lopes, J. M. T., Veloso, L., Nico, M....Caeiro, T. (2016). O trabalho da arte e a arte do trabalho: circuitos criativos de artistas imigrantes em Portugal. Lisboa. Alto Comissariado para as Migrações, I.P.
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Comunicações
Comunicação em evento científico
Bento, Ricardo (2019). 'O contrabaixo é a minha voz sensível’: trajetórias juvenis e musicalidades coletivas em Lisboa. VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), Faculdade Ciências Sociais Humanas/ Universidade Nova de Lisboa, 4-7 de junho de 2019.
Bento, Ricardo (2019). Imagens sonoras da sociedade: trajetórias musicais e cosmopolitismo urbano em Lisboa. Black In/Visibilities Contested, 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeia, 4-6 de julho de 2019, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
Bento, Ricardo (2019). 'Mundos Musicais em Milton Keynes', in the 'The Hidden Musicians: music-making in an english town', (1989) de Ruth finnegan. 4ª Leituras Etno.urb, 29 de janeiro de 2019, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Bento, Ricardo (2018). Ativismos e música ‘erudita’ nos bairros destituídos de Lisboa. Observações e recortes de uma etnografia em andamento. A pesquisa urbana e seus desafios metodológicos, Seminário de tese realizado no ISCTE-IUL em 16 de março de 2018.
Publicação em atas de evento científico
Bento, Ricardo (2019). Imagens sonoras da sociedade: trajetórias musicais e cosmopolitismo urbano em Lisboa. In Apolo de Carvalho, Cristina Roldão, Diego Candido, Otávio Raposo, Pedro Varela, Raquel Lima e Raquel Marias (Ed.), Black In/Visibilities Contested. (pp. 86-87). Lisbon