Resumo CV
Jornalista
e
especialista
em
comunicação
digital,
é
doutorando
em
Ciências
da
Comunicação
e
mestre
em
Comunicação,
Cultura
e
Tecnologias
da
Informação
pelo
ISCTE-IUL.
É
investigador
assistente
no
CIES-IUL
e
no
Obercom, diretor
executivo do
Mestrado
em
Gestão
de
Novos
Media,
foi
coordenador
da
Pós-
Graduação
em
Jornalismo
ISCTE-IUL/
Media
Capital
entre
2013
e
2018
e
é
assessor
da
direção
e
vogal
do
conselho
técnico-pedagógico
do
Cenjor.
É
docente
no
ISCTE-IUL,
na
pós-graduação
em
Marketing
Digital
do
IPAM
e
formador
do
Cenjor
(desde
2001)
e
da
ETIC.
Foi
jornalista
em
vários
diários
nacionais
e
diretor,
diretor
editorial
e
publisher
de
diversas
revistas
e
projetos
online.
Recebeu
uma
dezena
de
distinções
nacionais
e
internacionais
com
projetos
online
e
multimédia.
Qualificações Académicas
Curso de Especialização Técnica em Formação geral em jornalismo, Cenjor, em 1989
Licenciatura em Engenharia Mecânica (incompleto), Instituto Superior Técnico, em 1989
Licenciatura em Sociologia (incompleto), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em 1994
Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Jornalismo, ISCTE-IUL e Escola Superior de Comunicação Social, em 2001
Mestrado em Comunicação, cultura e tecnologias da informação, ISCTE-IUL, em 2013
Doutoramento em Ciências da Comunicação (em curso), ISCTE-IUL, em 2019
Áreas de Investigação
Ciências da Comunicação, Inovação e empreendedorismo, Linguagens digitais, Narrativas multimédia, Jornalismo, Modelos de Negócio nos Media, Redes sociais
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Crespo, M., Pinto-Martinho, A., Foa, C., Paisana, M. & Pais, P. C. (2020). Business models of journalistic startups in Portugal: an analysis of product innovation, dissemination and monetization in media enterprises. Nordic Journal of Media Management. 1 (2), 261-296
Crespo, M., Foà, C. & Pinto-Martinho, A. (2018). Como o jornalismo lida com a inovação: um estudo de caso das melhores práticas em Portugal. Estudos de Jornalismo. 9, 75-102
Capítulo de livro
Crespo, M. (2018). O (estado do) ensino e a aprendizagem do jornalismo à luz da nova pirâmide de competências jornalísticas. In Gustavo Cardoso, Ana Pinto Martinho, Miguel Crespo (Ed.), Jornalismo, indignação e esperança. (pp. 71-80). Lisboa: Mundos Sociais.
Livro
Cardoso, G., Crespo, M., Pinto-Martinho, A., Moreno, J., Pacheco, L., Di Fátima, Branco...Alexandre, R. (2018). Jornalismo, Indignação e Esperança. Mundos Sociais.
Cardoso, G., Pinto-Martinho, A. & Crespo, M. (2018). Jornalismo, Indignação e Esperança. Lisboa. Mundos Sociais.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Paisana, M., Crespo, M. & Quintanilha, Tiago Lima (2020). The Challenges of Podcasting Platformization. Exploratory analysis on Podcast audiences and the transition to new competitive structures. IWEMB 2020 - 4th International Workshop on Entrepreneurship, Electronic and Mobile Business.
Crespo, M. (2019). Ainda faz sentido fazer televisão. Ainda faz sentido fazer televisão.
Pais, Pedro Caldeira, Paisana, M., Crespo, M., Pinto-Martinho, A. & Foa, C. (2019). Understanding Precariousness in the Journalistic Sphere. 14th European Sociological Association Conference.
Pinto-Martinho, A. & Crespo, M. (2019). Polígrafo: A fact-checking platform is born. Xescom: IV International Symposium of Communication Management.
Publicação em atas de evento científico
Crespo, Miguel & Pinto-Martinho, A. (2020). How mobile do you go: a study of 5 news media start-up cases in Portugal. In Proceedings of the IWEMB 2019:Third International Workshop on Entrepreneurship in Electronic and Mobile Business.: Hochschule RheinMain, CAEBUS Center of Advanced E-Business Studies.