Resumo CV
Susana
da
Cruz
Martins,
doutorada
em
Sociologia
(da
educação).
Professora
auxiliar
no
ISCTE-
Instituto
Universitário
de
Lisboa
e
investigadora
no
Centro
de
Investigação
e
Estudos
de
Sociologia
(CIES).
É
membro
do
Observatório
das
Desigualdades
e
Diretora
do
Mestrado
de
Administração
Escolar
(na
ESPP,
ISCTE).
Foi
bolseira
de
Pós-doutoramento
pela
Fundação
para
a
Ciência
e
Tecnologia
e
Gulbenkian
Professorship
pela
F.
C.
Gulbenkian.
Participou
e
coordenou
projetos
de
investigação
nacionais
e
internacionais.
Sublinhe-se
a
coordenação
nacional
(em
Portugal)
do
projeto
europeu
Eurostudent
-
Social
and
Economic
Conditions
of
Student
Life
In
Europe.
É
autora
de
um
conjunto
de
publicações,
nacionais
e
internacionais,
sobretudo
nas
áreas
das
políticas
de
educação
e
do
ensino
superior,
dos
sistemas
educativos
comparados,
e
das
desigualdades
sociais.
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Sebastião, J., Capucha, L., Martins, S. C. & Capucha, A. (2020). Sociologia da educação e construção de políticas educativas da teoria à prática. Revista de Sociología de la Educación - RASE. 13 (1), 7-19
Miguel, H., Ramos, P., Martins, S. C. & Costa, J. M. (2020). Provision of academic data for research: a step for academic success. Education for Information. N/A, 1-19
Gil, P. D., Martins, S. C., Moro, S. & Costa, J. M. (2020). A data-driven approach to predict first-year students’ academic success in higher education institutions. Education and Information Technologies. N/A
Sebastião, J., Martins, S. C., Capucha, A. & Capucha, L. (2020). School autonomy and decentralisation in Portugal: a reluctant and contradictory path. Autonomie locali e servizi sociali. 43 (2), 343-359
Capítulo de livro
Martins, SC (2020). ALARGAMENTO SOCIAL E CONDIÇÕES DE VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: Portugal e o contexto europeu. In Antonio José Barbosa de Oliveira, Eliane Ribeiro Pereira e Rosário Mauritti (Ed.), Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: UFRJ e Iscte.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Martins, SC, Mauritti, R, Machado, B. & Costa, AF (2020). From Dependence to Autonomy: A conceptual proposal based on the analysis of the living conditions of higher education students. EUROSTUDENT Researchers' Forum 2020.
Martins, SC (2020). A presentation of the study ‘School autonomy, organization and performance in Europe A comparative analysis for the period from 2000 to 2015’. School Autonomy and Education Systems in Europe .
Martins, SC (2019). Apresentação do tema da Mesa Condições de Vida dos Estudantes do Ensino Superior. Convenção Nacional do Ensino Superior 20/30: O ENSINO SUPERIOR E A QUALIFICAÇÃO DOS PORTUGUESES: O que falta fazer?.
Sebastião, João, Capucha, Luís, Capucha, A. & Martins, SC (2019). Sociologia da Educação e a construção de políticas educativas: da teoria à prática. Congreso Español de Sociología .
Mauritti, R, Nunes, N., Romão, A., Martins, SC, Botelho, M.C. & Costa, AF (2019). Configurations of social inequality in Europe: a system of indicators. The 4th ESS conference: Turbulent times in Europe: Instability, insecurity and inequality.