Susana Henriques
Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt
|
Resumo CV
Susana
Henriques
Doutora
em
Sociologia
-
especialidade
em
Educação,
Comunicação
e
Cultura
(ISCTE-IUL);
Mestre
em
Comunicação,
Cultura
e
Tecnologias
da
Informação
(ISCTE-IUL);
Licenciada
em
Sociologia
(ISCTE-IUL)
Investigadora
do
CIES-IUL
Professora
Auxiliar
no
Departamento
de
Educação
e
Ensino
a
Distância
da
Universidade
Aberta
Membro
das
seguintes
associações
profissionais
e
redes:
European
Society
for
Prevention
Research
(EUSPR);
Secção
de
Educação
a
Distância
da
Sociedade
Portuguesa
de
Ciências
das
Educação
(SPCE);
International
Society
of
Substance
Use
Professionals
(ISSUP);
International
Consortium
of
Universities
for
Drug
Demand
Reduction
(ICUDDR);
Associação
Portuguesa
de
Sociologia
(APS);
European
Society
for
Social
Drug
Research
(ESSD).
Áreas
de
interesse
na
investigação:
Sociologia
da
educação
e
da
comunicação
-
elearning,
literacia
digital,
inclusão
digital;
Sociologia
dos
consumos
e
das
dependências
-
educação
para
a
saúde,
prevenção
dos
comportamentos
aditivos;
Sociologia
da
juventude;
Liderança
educacional;
Metodologias
de
investigação
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 1995 Mestrado em Comunication, Culture and Information Technologies, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 1999 Doutoramento em Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2007 Pós-graduação em Pós-Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2010
Áreas de Investigação
Sociologia da educação e da comunicação - elearning, literacia mediática, inclusão digital; Sociologia dos consumos e das dependências - educação para a saúde, prevenção dos comportamentos aditivos; Sociologia da juventude; Liderança educacional; Metodologias de investigação
Grupos de Investigação
Família, Gerações e Saúde
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Correia, J. D. & Henriques, S. (2021). EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica. EducaOnline. 15 (1), 44-58
Korf, D., Benschop, A., Werse, B., Kamphausen, G., Felvinczi, K., Katarzyna, D....Van Hout, M. C. (2021). How and where to find NPS users: a comparison of methods in a cross national survey amongst three groups of current users of new psychoactive substances in Europe. International Journal of Mental Health and Addiction.
Silva, M. F., Matos, A. D. & Henriques, S. (2021). The missing study: a characterization of peer education practice. Sociologia, Problemas e Práticas. 96, 59-73
Nobre, A., Mouraz, A., Goulão, M. F., Henriques, S., Barros, D. & Moreira, J. A. (2021). Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia. Revista Práxis Educacional. 17 (45), 1-19
Neves, C. & Henriques, S. (2020). A experiência dos diplomados em educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de adultos. EducaOnline. 14 (2), 180-225
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Henriques, S.; Henriques, Susana (2020). Network Digital Education. Moving into the digital age. ICUDDR Webinars.
Henriques, S.; Henriques, Susana (2020). Moving to an online teaching format – e-learning techniques. ICUDDR First Virtual Conference: Educating and Promoting Addiction Science in a Virtual World.
Abrantes, P., Magano, O., Ramos, M. R. , Backstrom, B., Henriques, S., Marc Jacquinet...Silva, A. P. (2018). Diplomados da Universidade Aberta: análise comparativa de trajetórias de mobilidade social. X CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA Covilhã.
Magano, O., Abrantes, P., Ramos, M. R. , Backstrom, B. , Cláudia Neves, Henriques, S....Silva, A. P. (2018). O contributo do ensino a distância online para a mobilidade académica e social: o caso dos diplomados da Universidade Aberta. XIV congresso da SPCE 2018. Coimbra, FPCEUP, 11,12 e 13 de outubro 2018.
Publicação em atas de evento científico
Seabra, F., Henriques, S.; Henriques, Susana, Abelha, M. & Mouraz, A. (2020). Innovation and external evaluation of non-higher education schools in Portugal: a study based on external evaluation reports. In Proceedings of EDULEARN20 Conference. (pp. 451-460).: IATED – International Academy of Technology Education and Development.
|