Resumo CV
Jorge
Ferreira,
Doutor
em
Serviço
Social
na
especialidade
de
Serviço
Social,
Politicas
Sociais
e
Sociedade,
(Aprovado
com
Distinção
e
Louvor)
realizado
em
associação
entre
ISCTE/ISSSL,
sobre
o
tema:
Serviço
Social
e
Modelos
de
Bem-Estar
para
a
Infância.
Modus
Operandi
do
Assistente
Social
na
Promoção
da
Protecção
à
Criança
e
à
Família.
Mestrado
em
Serviço
Social
sobre
o
tema,
Intervenção
Social
e
Intervenção
Judicial
no
problema
Criança
Maltratada.
Relação
e/ou
Intersecção
(ISSSL:1998),
após
a
Licenciatura
em
Serviço
Social
(ISSSL:
1990).
Realização
de
um
curso
pós-graduado
no
Instituto
Superior
de
Psicologia
Aplicada
-
História
das
Ideias
e
das
grandes
Doutrinas
em
criminologia
(ISPA:
1993),
frequência
do
ano
Zero
«Abordagem
Sistémica»
do
curso
de
Terapia
Familiar
(Associação
Portuguesa
de
terapia
Familiar:
1997),
realização
de
provas
de
Aptidão
Pedagógica
e
Capacidade
Científica
(ISSSL:
2000)
sobre
o
tema,
Mediação
e
Intervenção
Social
em
Justiça.
Realização
de
Formação
Prática
de
aprofundamento
após
Licenciatura
no
estrangeiro,
em
...
[ver mais]
Qualificações Académicas
Licenciatura em Serviço Social, Instituto Superior Serviço Social Lisboa, em 1990
Pós-graduação em Post-Graduation, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em 1993
Mestrado em Serviço Social, Instituto Superior Serviço Social Lisboa, em 1998
Diploma de Estudos Avançados em Serviço Social, ISCTE - Instituto Universitário Lisboa, em 2007
Doutoramento em Serviço Social, ISCTE - Instituto Universitário Lisboa, em 2010
Áreas de Investigação
Investigação Teórica (Epistemologia, teoria do Serviço Social e a interdisciplinaridade dois saberes) e Investigação Aplicada (Práticas do Serviço Social em contexto Institucional, Comunitário e Familiar no âmbito da Criança, Família, Adultos em situação de vulnerabilidade social, sistema de proteção social e politicas sociais).
Grupos de Investigação
Política e Cidadania
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Álvarez-Pérez, P., Ferreira, J. & Pena, M. (2020). Alternative model for social work undergraduate training. Social Work Education. 39 (1), 97-110
Santos, C. P. C. D., Valduga, T. & Ferreira, J. (2020). Social work in the web of social protection: contexts and alternatives. International Social Work. 63 (3), 291-305
Casquilho-Martins, I., Belchior-Rocha, H. & Ferreira, J. (2020). Community strategies for intercultural participation. Trabajo Social Global – Global Social Work. 10 (19), 157-179
Capítulo de livro
Álvarez-Pérez, P. & Ferreira, J. (2020). CONOCIMIENTO CIENTÍFICO DEL TRABAJO SOCIAL AL SERVICIO DE LAS REALIDADES SOCIALES FUTURAS. In Yolanda Borrego Alés, Alejandro Orgambídez Ramos y Octavio Vázquez Aguado (Ed.), Tendencias de investigación en intervención social. (pp. 177-193). Madrid: Dykinson.
Ferreira, J. (2019). A CO-CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DA CRIANÇA /JOVEM NO SÉCULO XXI. In Maria de Fatima Pereira Alberto Antonia Picornell Lucas (Ed.), EXPERIENCIAS MUNDIALES DE CIUDADANÍA DE LA INFANCIA Y ADOLESCENCIA. Fernando Pessoa . Paraiba: UFPB.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Álvarez-Pérez, P., Ferreira, J. & Pena, M. (2020). Alternative model for Social Work undergraduate training. XVII FORO INTERNACIONAL sobre EVALUACIÓN de la CALIDAD de la INVESTIGACIÓN y de la EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES).
Ferreira, J. & Pena, M. (2019). Conferência no âmbito do projeto LIFE – Leaning to innovate with families. Coimbra. O TRIÂNGULO DO CONHECIMENTO e INOVAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA UMA PRÁTICA REFLEXIVA.
Ferreira, J. (2019). Higher Education Training in Social Work in Albania: insights from the experiences of the T@sk project. Conferencia Madrid EASSW 2019.
Ferreira, J., Álvarez-Pérez, P. & Pena, M. (2019). Current Situation and Graduation Trends in Social Work from an International Perspective. 3rd International Conference "achivements and Challenges of Social Work Profession in Albania".
Ferreira, J. (2019). Projet PHILIA + «SIGNIFICATION DE LA QUALITÉ DE L’ÉDUCATION AU TRAVAIL SOCIAL DANS UNE EUROPE EN CHANGEMENT. Conferencia Madrid EASSW 2019.