Susana Henriques
Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt
|
Resumo CV
Susana
Henriques
Doutora
em
Sociologia
-
especialidade
em
Educação,
Comunicação
e
Cultura
(ISCTE-IUL);
Mestre
em
Comunicação,
Cultura
e
Tecnologias
da
Informação
(ISCTE-IUL);
Licenciada
em
Sociologia
(ISCTE-IUL)
Investigadora
do
CIES-IUL
Professora
Auxiliar
no
Departamento
de
Educação
e
Ensino
a
Distância
da
Universidade
Aberta
Membro
das
seguintes
associações
profissionais
e
redes:
European
Society
for
Prevention
Research
(EUSPR);
Secção
de
Educação
a
Distância
da
Sociedade
Portuguesa
de
Ciências
das
Educação
(SPCE);
International
Society
of
Substance
Use
Professionals
(ISSUP);
International
Consortium
of
Universities
for
Drug
Demand
Reduction
(ICUDDR);
Associação
Portuguesa
de
Sociologia
(APS);
European
Society
for
Social
Drug
Research
(ESSD).
Áreas
de
interesse
na
investigação:
Sociologia
da
educação
e
da
comunicação
-
elearning,
literacia
digital,
inclusão
digital;
Sociologia
dos
consumos
e
das
dependências
-
educação
para
a
saúde,
prevenção
dos
comportamentos
aditivos;
Sociologia
da
juventude;
Liderança
educacional;
Metodologias
de
investigação
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 1995 Mestrado em Comunication, Culture and Information Technologies, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 1999 Doutoramento em Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2007 Pós-graduação em Pós-Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2010
Áreas de Investigação
Sociologia da educação e da comunicação - elearning, literacia mediática, inclusão digital; Sociologia dos consumos e das dependências - educação para a saúde, prevenção dos comportamentos aditivos; Sociologia da juventude; Liderança educacional; Metodologias de investigação
Grupos de Investigação
Família, Gerações e Saúde
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Correia, J. D. & Henriques, S. (2021). EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica. EducaOnline. 15 (1), 44-58
Neves, C. & Henriques, S. (2020). A experiência dos diplomados em educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de adultos. EducaOnline. 14 (2), 180-225
Moreira, J. A. M., Henriques, S.; Henriques, Susana & Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia. 34, 351-364
Henriques, S.; Henriques, Susana, Marie Claire Van Hout & Teixeira, A. (2020). A Virtual ‘experiential expert’ communities of practice in sharing evidence based prevention of novel psychoactive substance (NPS) use: The Portuguese Experience. International Journal of Mental Health and Addiction.
Korf, D., Benschop, A., Werse, B., Kamphausen, G., Felvinczi, K., Katarzyna, D....Van Hout, M. C. (2020). How and where to find NPS users: a comparison of methods in a cross national survey amongst three groups of current users of new psychoactive substances in Europe. International Journal of Mental Health and Addiction.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Henriques, S.; Henriques, Susana (2020). Network Digital Education. Moving into the digital age. ICUDDR Webinars.
Henriques, S.; Henriques, Susana (2020). Moving to an online teaching format – e-learning techniques. ICUDDR First Virtual Conference: Educating and Promoting Addiction Science in a Virtual World.
Abrantes, P., Magano, O., Ramos, M. R. , Backstrom, B., Henriques, S., Marc Jacquinet...Silva, A. P. (2018). Diplomados da Universidade Aberta: análise comparativa de trajetórias de mobilidade social. X CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA Covilhã.
Magano, O., Abrantes, P., Ramos, M. R. , Backstrom, B. , Cláudia Neves, Henriques, S....Silva, A. P. (2018). O contributo do ensino a distância online para a mobilidade académica e social: o caso dos diplomados da Universidade Aberta. XIV congresso da SPCE 2018. Coimbra, FPCEUP, 11,12 e 13 de outubro 2018.
Publicação em atas de evento científico
Seabra, F., Henriques, S.; Henriques, Susana, Abelha, M. & Mouraz, A. (2020). Innovation and external evaluation of non-higher education schools in Portugal: a study based on external evaluation reports. In Proceedings of EDULEARN20 Conference. (pp. 451-460).: IATED – International Academy of Technology Education and Development.
|