Educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida em Portugal e na Europa. Tendências, práticas e perfis
Resumo
O presente projeto de investigação é constituído por duas dimensões de análise: aprendizagem ao longo da vida e cultura. Será concretizado a partir de uma análise secundária de dados das 3 edições (2007, 2011 e 2016) do Inquérito à Educação de Adultos (IEFA), um inquérito promovido a nível europeu pelo Eurostat, e realizado em Portugal pelo INE, que inclui indicadores alargados sobre a educação e aprendizagem, assim como sobre práticas culturais.
A primeira dimensão desta investigação incide na relação dos adultos pouco escolarizados com a aprendizagem ao longo da vida. Pretende-se elaborar uma tipologia que distinga diferentes perfis deste segmento da população. A segunda dimensão, referente à cultura, incide na relação entre aprendizagem e práticas culturais e na relação dos inquiridos com instituições culturais, procurando-se identificar o volume e a intensidade dessas práticas numa perspetiva comparada transnacional e inter-regional nacional, bem como elaborar uma tipologia que elucide sobre os modos de relação com a cultura.