Cristina Maria Pinto Roldão
Cristina.Roldao@iscte-iul.pt
|
Resumo CV
Cristina
Roldão
é
socióloga,
professora
convidada
da
ESE-IPS,
investigadora
no
CIES-IUL
e
membro
da
coordenação
da
secção
temática
Classes,
Desigualdades
e
Políticas
Públicas
da
APS.
As
desigualdades
sociais
perante
a
escola
são
o
seu
principal
domínio
de
pesquisa,
com
particular
enfoque
nos
processos
de
exclusão
e
racismo
institucional
que
tocam
os
afrodescendentes
na
sociedade
portuguesa,
sendo
essas
as
questões
abordadas
na
sua
tese
de
doutoramento
e
em
pesquisas
recentes
de
que
fez
parte,
como
“Caminhos
escolares
de
jovens
africanos
(PALOP)
que
acedem
ao
ensino
superior”
(2015).
Para
além
do
espaço
académico
em
stricto
sensu,
tem
participado
na
avaliação
externa
de
programas
como
o
Programa
Escolhas
(2006/07)
e
os
Territórios
Educativos
de
Intervenção
Prioritária
(2010/11);
em
estudos
prospetivos
como
o
projeto
“Impactos
da
Redução
do
Número
de
Alunos/Turma”
(2017);
foi
membro
da
equipa
de
missão
do
Observatório
de
Trajetos
dos
Estudantes
do
Ensino
Secundário
(2006/09);
e
tem
participado
no
debate
público
... [ver mais]
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Raposo, O., Alves, A., Varela, P. & Roldão, C. (2019). Negro drama. Racismo, segregação e violência policial nas periferias de Lisboa. Revista Crítica de Ciências Sociais. 119, 5-28
Capítulo de livro
Roldão, C. (2020). Racismo em Portugal: Algumas Notas. In Não Posso Ser Quem Somos? Identidades e Estratégia Política da Esquerda. (pp. 169-232). Lisboa: Bertrand Editora.
Roldão, C. (2019). Os Afrodescendentes no Sistema Educativo Português: Racismo institucional econtinuidades coloniais. In Tecendo redes antirracistas: Áfricas,Brasis, Portugal. (pp. 163-185).: Editora Autêntica.
Livro
Peniche, Andreia, Martins, Bruno Sena, Roldão, C. & Louçã, Francisco (2020). Não Posso Ser Quem Somos? Identidades e Estratégia Política da Esquerda. Bertrand Editora.
Carvalho, Apolo, Roldão, C., Candido, D., Raposo, Otávio, Varela, P, Lima, R....Matias, A.R. (2019). Black In/Visibilities Contested. Book of Abstracts Programme. Lisboa. CIES-ISCTE.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Raposo, Otávio, Roldão, C., Alves, R. & Matias, N- (2019). Desigualdade, Território e Segregação Étnico-Racial. Roteiro para uma Educação Antirracista.
Carvalho, H., Tavares, I., Capucha, Luís, Roldão, C., Capucha, A., Martins, SC...Sebastião, João (2018). A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia.
Capucha, Luís, Carvalho, H., Martins, SC, Roldão, C., Sebastião, João, Capucha, A....Tavares, I. (2018). Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia.
Mateus, S., Albuquerque, Adriana, Seabra, T. & Roldão, C. (2017). Conditions of access and experiences of young people of African origins in Portuguese Higher Education. European Conference on Educational Research - ECER - Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research.
Mateus, S., Seabra, T., Roldão, C. & Albuquerque, Adriana (2017). Succeeding against the odds: Afro-Portuguese youth in Higher Education. Conferência Afroeuropeans: Black Cultures and Identities in Europe.
|