CovidCheck.pt
Equipa do MediaLab CIES-Iscte disponibiliza informação clara sobre a Covid-19

 

15.05.2020

 

Está já disponível online o site CovidCheck.pt, uma rede pública de conhecimento sobre a Covid-19, com atualização diária, que pretende ajudar a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia e a ajudar a otimizar a comunicação oficial e dos meios de comunicação.

 

O projeto CovidCheck.pt nasceu da constatação de que um dos grandes problemas da pandemia provocada pelo coronavírus é a informação e comunicação. Por um lado, há falta de informação, informação dúbia ou incompleta. Por outro, há uma verdadeira infodemia de desinformação, com consequências perigosas para a saúde.

 

Daí a necessidade sentida pela equipa do MediaLab CIES-Iscte de agir para ajudar a conter a infodemia, pondo a uso do combate à falta de informação e à desinformação o “know-how” adquirido ao longo de anos de investigação dos fenómenos comunicacionais, nomeadamente na análise laboratorial e produção de conhecimento sobre:

1) notícias (Barómetro de Notícias)

2) pesquisas online e

3) monitorização de redes sociais.

 

Sobre a pandemia, a equipa publicou, logo em março de 2020, os relatórios “Informação e desinformação sobre o Coronavírus em Portugal” e “O tema “Coronavírus” nos media e nas redes sociais” e vários artigos de análise.

 

O projeto CovidCheck.pt é uma colaboração do MediaLab CIES-Iscte, a Sociedade Portuguesa de Psicanálise e o Cenjor – Centro para a Formação de Jornalistas, e tem o apoio especializado da Evidentia Médica.

 

A equipa do MediaLab CIES-Iscte, liderada pelo professor catedrático Gustavo Cardoso, é formada por Ana Pinto-Martinho, Inês Narciso, José Moreno, Miguel Crespo e Rita Sepúlveda.

 

O projeto é financiado pela iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da EDP e o acompanhamento jurídico da Cuatrecasas.

 

É um dos 19 projetos financiados pela iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19, escolhido entre mais de 280 candidaturas.

 


 

Covidcheck.pt nos media:

Notícias ao Minuto | Equipa do ISCTE cria 'site' para "conter infodemia" da desinformação