PandPas Project Outputs
Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization

23.04.2020

 

O projeto PandPAS, que decorreu entre outubro de 2017 e setembro de 2019, focou-se no apoio pré e pós-chegada para a integração de pessoas com necessidade de proteção internacional. O projeto desenvolveu iniciativas-piloto de gestão e participação ativa desta população nas comunidades de acolhimento. Os beneficiários incluíram refugiados e requerentes de asilo (RA&R) e comunidades locais (incluindo profissionais e voluntários). Como grandes objetivos, o PandPAS procurou capacitar RA&R, reforçar a capacidade das instituições e comunidades de acolhimento, fortalecer a coesão e a solidariedade na sociedade em geral, reduzir os riscos de xenofobia, por um lado, e de radicalização, por outro.

 

O projeto envolveu parceiros em cinco países europeus: Itália, Eslovénia, Croácia, Chipre e Portugal. A equipa teve um perfil multissetorial: um município, um centro de investigação, dois institutos de formação profissional e duas ONG. O CIES-Iscte participou neste projeto como parceiro com a coordenação local da investigadora Sandra Mateus.

 


 

 

Os principais resultados do projeto alcançados incluem:

→ Um caderno de boas práticas de integração

 

Programas locais de ação

 

Um “Primeiro Encontro das Comunidades Locais Europeias empenhadas em acolher e promover a inclusão de refugiados e requerentes de asilo”, que teve lugar em Liubliana em Fevereiro de 2019

 

Um vídeo-documentário baseado nas experiências dos refugiados reinstalados nas cidades parceiras, realizado por Diego Scano.

 

Intitulado Another Land/Outra terra, o documentário reflete, através das narrativas de um conjunto de refugiados residentes nos países europeus parceiros no projeto, as histórias de chegada à Europa, as experiências de integração e os riscos experimentados.

 

 


 

 

Para saber mais sobre o projeto:

www.facebook.com/Pandpasproject/

www.pandpasproject.eu