- News
- Upcoming events
- Calls
- Recurring Events
- Biographies and Trajectories
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Research Workshops
- Cultural Diversity in Contemporary Families
- Research Forum CIES
- Meetings on China Studies
- Cultural Experiences
- Migration Experiences
- Public Policy Forum
- Gender, Sexuality and other social markers of difference
- ETNO.URB Readings
- Migration in Digital Space: experiences, change and resistance
- Social Movements and Political Action
- New Perspectives on Modern History
- Políticas e Práticas Linguísticas e de Literacia
- PhD
- TALK - Arte e Cultura
- CIES on Media
- Past Events
Aud. C1.04, Ed. II, Iscte
Para lidar com as Fake News
uma metodologia da educação para a literacia mediática
A educação mediática deve proporcionar o conhecimento crítico e as ferramentas de análise que empoderem os indivíduos em sua relação com os media, de modo a que façam uso adequado dos meios e redes sociais e possam distinguir as informações falsas ou manipuladas, as chamadas fake news. O objetivo desse workshop é de discutir a investigação teórico-metodológica pós-doutoral em curso no CIES-ISCTE-IUL, trazendo a contribuição da pedagogia crítica de Paulo Freire para a constituição de uma metodologia de intervenção pedagógica para a educação para os media. A ideia é de debater os quadros de diagnóstico e os exercícios de reflexão que constituem o plano em elaboração.
A metodologia em desenvolvimento vem na esteira de prover o capital cultural mediático necessário em ambientes pedagógicos fora da escola para dotar os indivíduos de competências de literacia mediática, desenvolvendo neles as aptidões para a elaboração, a apreensão e a suspeição dos mais diversos conteúdos informativos e estéticos, em especial das notícias falsas. Será discutida a estrutura teórico-metodológica de apoio a educadores em sua orientação aos educandos no caminho da investigação que os coloca no centro do processo pedagógico de análise e criação de mensagens.
Investigadora visitante em Pós-doc – CIES-Iscte
Pesquisadora titular - Fundaj (Brasil)