Britta Baumgarten (1975-2018)
In Memoriam

 

É com profundo pesar que informamos o falecimento da colega e investigadora Britta Baumgarten.

Britta chegou ao CIES-IUL em 2010 como investigadora de pós-doutoramento, passando a ser investigadora FCT poucos anos depois. Trouxe o melhor da sua formação internacional, tendo desde logo trabalhado no sentido de criar colaborações e espaços de diálogo com os vários colegas, com espírito de solidariedade e de grupo e longe de qualquer individualismo. Estas foram também os fundamentos da sua investigação refletidos na sua contribuição empírica e teórica na área dos movimentos sociais. Têm a sua autoria estudos que se tornaram centrais neste domínio, sobretudo sobre crise e austeridade em Portugal e sobre o papel da memória nas mobilizações contemporâneas (como no caso da memória da revolução portuguesa). O seu trabalho sobre o papel da cultura, entendida quer como socialização quer como emoções, molda a sua análise inovadora na área de estudos dos movimentos sociais. Estas reflexões foram reunidas no livro do qual foi coeditora Conceptualizing Culture in Social Movement Research. No CIES, Britta sempre foi determinada em manter abertos espaços de discussão, como o Seminário Mensal Movimentos Sociais e Ação Política, que seguiu persistentemente também nos momentos mais difíceis que passou nos últimos anos. Simplesmente, com paixão, porque ela acreditava que a universidade deve ser, sobretudo, isso. Esteve sempre disponível para acolher e orientar novos investigadores e alunos e participar em atividades de divulgação da ciência.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ela, que será sempre lembrado pela inteligência, profissionalismo, lealdade e sensibilidade que colocava em tudo o que fazia.

 


 

Outras Notas de Pesar 

 

Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina

 

Associação Portuguesa de Sociologia (APS)