Semana C&T 2013

 

 

21.novembro.2013

 

Introdução ao evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)

Um centro de investigação em Sociologia? Breve apresentação.

Introdução às atividades posteriores.

 

Atividade 1

Olhar o espaço quotidiano através da etnografia

Investigadora: Rita Cachado

Nesta atividade vamos treinar o olhar etnográfico a partir da observação do espaço envolvente. Após uma breve introdução à metodologia, os alunos construirão um guião de observação e iniciarão um passeio pelo espaço envolvente no decorrer do qual procurarão recolher e registar, de diferentes formas, o que vêem. Seguidamente, haverá espaço para organizar os resultados e trocar impressões sobre os desafios desta metodologia.

 

Atividade 2

A entrevista como instrumento de pesquisa em sociologia: um exemplo de pesquisa sobre a crise económica em Portugal

Investigadores: Joana Patrício e Eftichia Teperoglou

A entrevista é um método de recolha de informação aplicado em diferentes áreas: a entrevista jornalística, a entrevista para emprego, entrevista de investigação. Na atividade Ciência Viva apresenta-se a entrevista de investigação em sociologia, um elemento de recolha de informação com validade científica. Para além de uma vertente teórica, propõe-se uma atividade prática sobre as atitudes dos cidadãos perante a crise económica e a posterior discussão sobre o método e a experiência obtida.

 

Atividade 3

Conhecer as nossas cidades através da metodologia do Inquérito por questionário

Investigadores: Mara Vicente e Rita Ochoa

Esta atividade tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades e limitações, e a sua aplicabilidade nas ciências sociais. Seguidamente, serão desenvolvidas atividades práticas com o objetivo de construir um pequeno inquérito por questionário e aplicá-lo a uma pequena amostra de indivíduos. Este inquérito terá como a tema a apropriação do espaço público, propondo-se utilizar como território de trabalho os espaços exteriores pertencentes ao edifício do ISCTE-IUL.

 

Atividade 4

Recolha, tratamento e análise de dados nos fluxos de migração em Portugal

Investigadores: Filipa Pinho e Cláudia Pereira

Nesta apresentação pretende-se mostrar, por um lado, como se pode utilizar o SPSS no tratamento de microdados dos censos para análise de características sociodemográficas de imigrantes em Portugal, usando como exemplo os originários do Brasil; e, por outro lado, como é feita a recolha de indicadores estatísticos sobre a emigração portuguesa para publicação no sítio eletrónico do Observatório que se dedica a esta temática.

  

Apresentação e balanço final das atividades desenvolvidas.

Avaliação da iniciativa e encerramento do evento.
pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)