Semana C&T 2010

 

23.novembro.2010
 

Introdução ao evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)

Um centro de investigação em Sociologia? Breve apresentação.

Introdução às atividades posteriores.

 

Atividade 1

Observar o espaço público.

Investigadores: Inês Pereira e Rita Cachado

Este workshop tem o objetivo de dar a conhecer a etnografia como uma das metodologias possíveis na Sociologia. No início do workshop haverá uma introdução ao conceito de Etnografia e suas utilizações. Serão fornecidos exemplos de trabalhos realizados por Antropólogos e Sociólogos. A experiência etnográfica será feita através da realização de um exercício prático, que consistirá na dispersão dos alunos presentes por diferentes espaços públicos do ISCTE-IUL, e registo das observações realizadas com o auxílio de um guião. As apresentadoras do workshop farão no final uma sistematização das vantagens e dificuldades da utilização deste método.

 

Atividade 2

O Inquérito sociológico e suas possibilidades para o conhecimento de mundo.

Investigadores: Joana Patrício e Fernanda Lima Lopes

Conhecer traços gerais de uma população, seus modos de vida, suas características particulares, seu comportamento, seus valores e opiniões: essa é uma das esferas do trabalho do sociólogo. Uma das ferramentas científicas para realizar investigações nesse sentido consiste no Inquérito, que permite não apenas a quantificação de múltiplos dados como também numerosas análises a partir de diferentes correlações entre eles.

Os participantes deste workshop terão a oportunidade de debater uma temática atual (escolha profissional) e, a seguir, construírem conjuntamente um questionário que ajude a recolher informações importantes para responder às hipóteses formuladas. Poderão, ainda, conhecer alguns inquéritos já realizados e os resultados apresentados.

 

Atividade 3

O impacto das turmas com Percursos Curriculares Alternativos no Ensino Básico e dos planos de recuperação, de acompanhamento e de desenvolvimento no sucesso escolar.

Investigadores: Mafalda Gomes e Bárbara da Silva

O sistema educativo Português prevê, atualmente, que a escola garanta um ensino igualitário direcionado aos alunos em escolaridade obrigatória independente das suas características sociais e cognitivas. No entanto, este modelo tem sido alvo de várias alterações na medida em que se começa a registar elevadas percentagens que, a nível nacional, nos revelam insucesso escolar repetido e o risco de abandono escolar precoce.

Neste sentido, pretende-se avaliar o impacto de duas medidas legislativas direcionadas a alunos de ensino básico, dentro da escolaridade obrigatória, que invocam a redução do insucesso escolar e prevenir o abandono escolar precoce. Através da análise de entrevistas feitas a profissionais ligados diretamente a estas medidas, pretende-se encontrar resposta a algumas proposições que revelam o impacto destas medidas no ensino obrigatório.

 

Atividade 4

Índice de Desenvolvimento Humano e a superação da avaliação económica do bem-estar.

Investigadores: Frederico Cantante e Margarida Carvalho

Pretende-se, num primeiro momento, contextualizar o surgimento deste índice, explicitar os indicadores que o compõem e promover uma breve análise da sua evolução nos últimos 20 anos no mundo e em algumas regiões do planeta. Serão para tal mostrados vídeos e indicadores estatísticos. Posteriormente, será pedido aos participantes que façam uma análise da evolução histórica (1990-2010) do IDH em alguns países ou conjunto de países, tendo em linha de conta os vários indicadores que o compõem.

 

Atividade 5

O que é que se está a vender aqui?

O discurso publicitário como elemento constitutivo de processos sociais

Investigadores: Joaquim Negreiros

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer um conjunto de pressupostos e procedimentos básicos para a análise do discurso mediático. Através de um exercício prático de análise das dimensões verbal e visual de um texto publicitário, os participantes são encorajados a ‘ler' o material que lhes é fornecido tomando-o como elemento constitutivo de processos sociais (construção de identidades, crenças, papéis). Para facilitar a tarefa, que tem de ser concluída em pouco tempo, a análise será conduzida com base numa grelha flexível previamente distribuída (e sinteticamente explicada) aos participantes.

 

Apresentação e balanço final das atividades desenvolvidas.

Avaliação da iniciativa e encerramento do evento.

Investigadores: Inês Pereira

 

 

 

Sessão de trabalho

 

Sessão de trabalho

 

Apresentação final