Semana C&T 2007

 

 

23.novembro.2007
 

Introdução ao evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)

 

Um centro de investigação em Sociologia? Breve apresentação

Introdução às atividades posteriores.

 

Percursos

Breve apresentação do percurso de dois investigadores do Centro

Investigadores: Catherine Moury e Nuno de Almeida Alves

 

Atividade 1

Entrevis(i)tando os percursos escolares: dar voz aos alunos através da entrevista

Investigadores: Ana Caetano, André Freitas, Catrina Egreja e Jerusa Costa

Como é que conseguimos perceber e explicar que jovens de idades semelhantes tenham percursos escolares diferentes? O que pode contribuir para que alguns alunos sejam mais bem-sucedidos na escola que outros? Porque é que alguns jovens chegam mesmo a abandonar o ensino? São múltiplas as dimensões que se encontram associadas ao (in)sucesso escolar. Dando voz aos seus principais protagonistas, os alunos, procurar-se-á dar conta da pluralidade de visões sobre a problemática do (in)sucesso. Através do contacto com a técnica da entrevista, desde a concepção do guião até à análise da informação recolhida, os participantes serão ainda convidados a, conjuntamente, procurarem os factores que mais influenciam os percursos escolares.

 

Atividade 2

Os jovens cientistas portugueses: da análise documental de currículos à identificação de perfis-tipo.

Investigadores: Ana Rita Coelho, Ângela Dias, António Firmino da Costa e Cristina Palma Conceição

Todos os anos a Fundação Calouste Gulbenkian atribui um prémio aos mais promissores jovens cientistas portugueses. Quem são estes jovens? O que fazem e onde trabalham? Em que medida o prémio influencia as suas carreiras? A partir da análise dos seus currículos procurou-se dar resposta a estas questões. Mas enfrentava-se um problema: como transformar a informação diversa e diversificada patente em cada um dos currículos vitae num conjunto de dados passíveis de uma análise global? É este percurso, desde a primeira análise qualitativa dos materiais disponíveis até à identificação final de perfis-tipo dos cientistas com recurso a análise quantitativa, que se pretende dar a conhecer nesta actividade.

 

Atividade 3

Explorar e analisar registos etnográficos

Investigadores: Inês Pereira, Pedro Jacobetty e Jorge Horta Ferreira

Com esta actividade, pretende-se apresentar a etnografia como uma das metodologias que pode ser utilizada na investigação sociológica. Após um muito breve enquadramento nesta metodologia e na sua utilização pela sociologia, os alunos são convidados a interagir com diferentes modelos de registo etnográfico (diários de campo, fotografias, filmes e mapas). Será então proposta uma análise destes mesmos registos, cujos resultados poderão ser compilados e agregados numa grelha analítica. Desta forma, o aluno poderá tomar contacto com os métodos de registo etnográfico e experimentar a sua posterior catalogação e análise em grelhas sintéticas.

 

Atividade 4

Que expectativas para o futuro têm os jovens descendentes de imigrantes?

Um inquérito em busca de respostas

Investigadores: Elisabete Rodrigues e Magda Lalanda Nico

Na tentativa de conhecer e compreender o que influencia as diferentes trajectórias escolares e as diferentes expectativas escolares/profissionais dos alunos do 9º ano elaborou-se um inquérito por questionário que foi aplicado em algumas escolas do país. Os participantes nesta actividade vão conhecer como se procedeu à elaboração do questionário, ao seu desenho num programa informático que permitiu a leitura óptica das respostas, à construção de uma base de dados estatísticos e à análise da informação recolhida.

 

Atividade 5

Europeus baralhados entre família e trabalho: a utilização de um inquérito internacional num projecto de investigação

Investigadores: Inês Cardoso e Bernardo Coelho

Introdução às técnicas de análise de um grande questionário internacional de carácter longitudinal e de aplicação bienal que pretende explicar as mudanças nas sociedades europeias. Damos particular atenção à temática da conciliação entre vida profissional e vida familiar. Como é que os europeus organizam o seu quotidiano entre o cuidado com os filhos e as responsabilidades do trabalho? E quem faz as tarefas lá em casa? Existirão diferenças entre homens e mulheres? E entre países?

 

 

Sessões de trabalho e apresentação final