OCJF 2013

 

 

ser sociólogo

Ser Sociólogo/a por 15 dias
8-19.07.2013

 

Resumo das atividades

 

Entrevista

Investigadores: Tiago Carvalho e Vera Henriques

A entrevista é um método de recolha de informação utilizado em muitos contextos: a entrevista jornalística, a entrevista de emprego, a entrevista de investigação. A atividade apresenta a entrevista de investigação, um método de recolha de informação com validade científica, bastante usado em sociologia. A atividade tem três objetivos: apresentação dos aspetos teóricos e técnicos básicos do método; preparação e realização de entrevista pelos participantes, discussão sobre o método e a experiência obtida. Tema da entrevista de investigação: jovens e participação política.

 

Etnografia

Investigadores: Rita Cachado e Inês Pereira

À semelhança das edições anteriores da "Ocupação Científica dos Jovens nas Férias", os participantes poderão contactar com a etnografia como uma das metodologias empíricas das ciências sociais. Uma breve componente teórica no início da atividade terá o objetivo de apresentar a metodologia: através das principais caraterísticas do método e de uma pequena introdução histórica. O principal elemento desta atividade é contudo a sua vertente prática através da realização de um exercício de etnografia, com aplicação da técnica de Observação Participante, onde os participantes escolherão um local e/ou um grupo a observar. No final do exercício, os participantes apresentam os seus resultados aos colegas donde resultarão as dificuldades encontradas, as observações efetuadas e as situações mais frequentes.

 

Inquérito

Investigadores: Mara Vicente e Rita Ochoa

Esta sessão tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades e limitações, e a sua aplicabilidade nas ciências sociais. Seguidamente, serão desenvolvidas atividades práticas com o objetivo de construir um pequeno inquérito por questionário, aplicá-lo a uma pequena amostra de indivíduos e proceder ao tratamento dos dados recolhidos. Este inquérito terá como tema a apropriação do espaço público, propondo-se utilizar como território de trabalho o espaço envolvente ao edifício do ISCTE-IUL.

 

Análise de dados

Investigadores: Maria Álvares e Pedro Estêvão

A atividade será desenvolvida em torno na exploração de uma base de dados relativa à opinião dos jovens sobre a escola e, mediante a reflexão conjunta, serão definidas algumas questões de pesquisa que o apuramento de resultados pode esclarecer. No final da atividade pretende-se que os jovens tenham adquirido competências de análise de gráficos, tabelas e matrizes de cruzamento de variáveis (crosstabs), que lhes permitam interpretar dados de natureza quantitativa.

 

Desenvolvimento de uma pesquisa (trabalho de equipa)

Investigadores: Inês Pereira, Joana Ramalho, Ivo Barros e Bárbara da Silva

 

Apresentação Pública dos resultados da pesquisa

Participantes

 

Trabalho final dos participantes

Notas Exploratórias Sobre os Valores dos Jovens

Consultar PDF

 

 

1. Sessão de focus-group com investigadores do Centro

 

 

2. Grupo de participantes e alguns dos dinamizadores das atividades desenvolvidas