Graça Índias Cordeiro
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Email
graca.cordeiro@iscte-iul.pt
Gabinete
AA2.02
Telefone
210464223
Telefone (Ext:)
220261
Cacifo
202-A
Ligações externas
Resumo CV
Graça Índias Cordeiro é professora de antropologia urbana e pesquisa etnográfica no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e tem sido professora visitante em universidades nos Estados Unidos, Espanha (Catalunha) e Brasil. Com experiência de ensino em ciências sociais e estudos urbanos, tem aprofundado abordagens etnográficas e históricas sobre as cidades e a vida urbana contemporânea. É autora, co-autora e organizadora de livros, capítulos e artigos científicos. Lisboa tem sido um dos seus principais terrenos de pesquisa, em torno da relação entre práticas de sociabilidade e identidades de lugar e, mais recentemente, Boston, onde desenvolve pesquisa sobre a interseção entre o uso e representação da língua, etnicidade e sentido de pertença, entre as suas comunidades ‘lusófonas’. Foi a primeira Gulbenkian/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies na Universidade do Massachusetts (UMass Lowell), nos EUA, entre janeiro e junho 2019.  
Qualificações Académicas
Licenciatura em Antropologia, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em 1982
Mestrado em Antropologia Cultural e Social e Sociologia da Cultura, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em 1988
Doutoramento em Antropologia Social, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 1996
Agregação em Antropologia Urbana, ISCTE, em 2004
Áreas de Investigação
Antropologia Urbana, Etnografia urbana, Sociabilidade urbana, Urban ethnicity, Imigração e diaspora , Ruas, bairros e comunidades, Cidade, imaginário, património , Portuguese Speakers (EUA)
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes
Comunicações
Informação transferida do Ciência-IUL
W3C